segunda-feira, 3 de julho de 2017

Educação para a informática X Informática para a educação

Olá pessoal! O post de hoje vem esclarecer um pouco a diferença entre esses dois tópicos: Educação para a informática e Informática para a educação.


Segundo a professora Fernanda Campos, a educação para a informática é indispensável nos dias de hoje: “Todo mundo esbarra em situações cotidianas que exigem um domínio mínimo de computadores. Por exemplo, quando você vai a um banco, você precisa digitar um código para receber as informações solicitadas. Esses dados não só são gerados por computador, como chegam a você através de uma máquina”.
O futuro do jovem também pode ser influenciado pelo estudo da informática e, mais ainda, pela falta dele. De acordo com Campos, as universidades públicas, normalmente, oferecem programas de universalização da informática, o que dá a oportunidade de o acadêmico desenvolver melhor uma possível bagagem que ele tenha recebido em casa e no ensino fundamental e médio. Mas, caso o estudante não tenha essa chance,  vai estar menos qualificado do que outro que tenha tido esse contato. “Na hora de conseguir um emprego, o aluno que estudou informática certamente vai estar na frente. Hoje, ter um mínimo de conhecimento é uma exigência, um padrão” afirma Campos.
Já a informática para a educação constitui uma ferramenta complementar. “Uma aula de história, por exemplo, pode se tornar mais interessante com a utilização de uma enciclopédia virtual ou do site de um museu. Não é preciso ter um computador para cada aluno, mas o professor pode utilizar a ferramenta para ilustrar a aula. A informática tem que estar incorporada ao dia-a-dia dos estudantes”.
Segundo Campos, é justamente a utilização de recursos digitais que motiva o aprendizado, interferindo na maneira como o jovem absorve as informações recebidas em sala de aula. “Enquanto no colégio a criança fica quatro horas olhando para um quadro negro, fora do ambiente escolar ela tem televisão e computador, seja nas lanhouses ou nos laboratórios comunitários oferecidos pelas prefeituras. Então, a utilização do computador em sala de aula é importante, mesmo que apenas como motivador, pois só em manter o aluno dentro da escola constitui um grande avanço. E existem vários programas de qualidade que podem complementar a matéria obrigatória. É uma questão de organização didática mesmo”, afirma.

E você, o que pensa ser a diferença entre Educação para a informática X Informática para a educação?  Comente aqui embaixo! 
Até a próxima! 😉

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Acredito que a educação para a informática seja os aprendizados que devemos adquirir (apreender) para nos inserirmos no mundo tecnologico. Seria, por exemplo, se apoderar do uso das tecnologias.
    A informática para a educação seria o uso das ferramentas tecnológicas para auxiliar na educação...
    Apesar de distintos, os dois termos complementam-se: apoderar-se das tecnologias (educação para tecnologia) é de suma importância çara tornar o processo de ensino aprendizagem mais dinamico, contextualizado e moderno (tecnologia para a educação)

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  3. Corroboro com a Maria Clara! O mais interessante é que vínhamos sempre tratando sobre isso. Tecnologia tem que entrar no contexto da escola!

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  4. Concordo plenamente com a Maria Clara. Eu nunca tinha pensado nesses termos, e achei bem interessante o tema do blog. Parabéns!

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