sexta-feira, 7 de julho de 2017

Vídeo aula - Ferramenta para o professor

Na postagem anterior Como fazer uma vídeo aula falamos de como a vídeo aula poder ser atrativa para os alunos e como eles podem fazer como atividade a ser apresentada, uma nova forma de pesquisa, mas não fica só por ai. 

Nós educadores também podemos levar para a sala de aula os nossos conteúdos de maneira diferente, como com as vídeos aulas!

Segue algumas dicas que podemos utilizar na hora da montagem: 

  • Use os seus próprios recursos. No caso, utilizei o meu celular e um local de apoio, pode ser um tripé de baixo custo. 
  • Planejei os pontos importantes que precisavam estar contemplado no vídeo para o entendimento dos alunos.
  • Seja claro e objetivo e não realize videoaulas longas, isso pode fazer com o que os alunos percam o interesse em assistir.
  • Entenda as necessidades da turma, como idade, quantidade de alunos e caracterização social. Esses elementos influenciam as necessidades deles. Considerar esses pontos gera eficácia nas propostas e aproveitamentos dos discentes.
  • Promova interação, proporcione debates, discussões e aulas com experimentação que proponham diálogo e agucem a curiosidade, aumentando a concentração e promovendo a aprendizagem.
A tecnologia é capaz de transformar o currículo, torná-lo mais envolvente e lhe atribuir novo sentido à sala de aula. O meu maior aprendizado foi saber que podemos inovar com ações simples e que, dessa forma, estamos promovendo a aprendizagem de forma mais interativa.
E vocês, educadores? Quais boas práticas vocês desenvolvem? Já utilizaram uma videoaula produzida por vocês em sala de aula? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário